11 2323-5373 / 2053-8699 / 97782-5596

Cores | Tutorial

Tutoriais

 

Aqui você encontra dicas importante para a montagem e fechamento do arquivo corretamente.

Recomendamos que sempre utilize nossos gabarito para desenvolver sua arte, ele está disponível no final da página de

configuração de cada produto.  Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

 

 

 

     No processo de impressão, as gráficas utilizam tintas CMYK na escala Europa (abreviação de Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, e pronuncia-se “cemiki”).

   Utilizamos como padrão tintas CMYK (4 cores), não é possível a utilização de cores Pantone®, nem a utilização de tintas especiais, como prata, dourado, branca ou luminescentes. As cores especiais serão convertidas automaticamente para CMYK e poderão apresentar variação de tonalidade em relação às cores especiais. Com exceção do RGB que pode ser impresso conosco caso o arquivo seja enviado totalmente no formato RGB, se estiver com formato misto levaremos em consideração o padrão CMYK. Qualquer arquivo do item Konica não é possivel ser impresso em RGB.  Havendo necessidade de impressão com cores especiais, consulte nosso departamento comercial.

     A Scan Revenda trabalha apenas com o padrão CMYK (4 cores). Se você deseja a impressão em tons de cinza, recomendamos a conversão do arquivo para CMYK, tomando o cuidado de verificar se o cinza não está aplicado nas cores CMY, ou seja, C:0% M:0% Y:0%, ou seu arquivo poderá apresentar variação de tonalidade que não estará coberta pela garantia Scan.

     Para fundo preto, recomendamos utilizar a fórmula: C:30% M:30% Y:30% K:100%.
Não utilize preto 100% (C:100% M:100% Y:100% K:100%) para fundos chapados com textos ou imagens no conteudo pois poderá ocorrer transferência de tinta da frente para o verso do impresso 

     Se você utilizar a fórmula de preto 4 cores, C:100% M:100% Y:100% K:100%, a impressão da frente poderá entupir e manchar detalhes da arte e este não estará coberto pela garantia e também poderá ocorrer falhas de registro das cores em textos vazados.

     Infelizmente a tecnologia gráfica ainda não permite 100% de precisão nas cores, por mais moderno que seja o equipamento de impressão, a variação nas tonalidades geralmente é de 10%. Lembrando que a Scan não garante fidelidade de cor em hipótese alguma e nem garante qualquer tipo de porcentagem de variação de tonalidade ou intensidade da cor, com relação ao monitor ou provas não certificadas pelo padrão ISO Coated V2 com o impresso final, pois trata-se de uma limitação de processo.

     É extremamente aconselhável que seus clientes sejam orientados sobre esta variação para evitar prejuízos desnecessários. Esta recomendação se aplica a qualquer trabalho gráfico, em qualquer gráfica, com qualquer impressora e tecnologia de impressão.

     Para demonstrar o que significa uma variação de 10% nas tonalidades, compare os extremos da imagem abaixo:

    Veja abaixo a representação de uma variação de apenas 5% em cada cor sobre os quadros cinzas com a fórmula C:10% M:10%Y:10% K:10%

    Isto demonstra o que pode ocorrer com seu impresso em qualquer gráfica.

    Em qualquer trabalho gráfico, lembre-se:  A cor “azul” do Corel Draw possui a fórmula: C: 100% M: 100% Y 0% e K 0%, resultando em uma tonalidade roxa no impresso final. Para um azul mais realista utilize a fórmula: C:100% M:55% Y:0% e K30%.

    Toda fórmula para representar o azul tende à uma variação do azul para o roxo, o que não representa defeito de impressão.

    Para um vermelho mais realista utilize a fórmula: C:0% M:100% Y:90% e K10%.

    Para uma boa visualização de texto nos fundos chapados, utilize 40% de contraste, ou seja, para o fundo de 100%K a fonte deverá ter 60%K ou menos.

    Se o fundo for vermelho, M:100% e Y:90%, utilize M:60% e Y:50% para o texto. Se o contraste for menor que 40% o texto poderá ficar ilegível.

Exemplo de contraste certo

    Se não utilizar, pelo menos 40% poderá ocorrer dificuldade de leitura:

Exemplo de contraste errado

    Para que o efeito degradê (fountain fill) para o preto seja natural, é necessário calçá-lo com a cor do degradê, ou as cores intermediárias poderão parecer desbotadas. Ex.: K:100% para C:100% fica desbotado, mas calçando K:100% e C:100% para C:100% o degradê fica melhor. Isto se aplica para as outras cores básicas. Não se esqueça de converter os objetos que contenham degradês para bitmap, evitando problemas de impressão.

    Lembre-se que nenhuma gráfica oferece a garantia de 100% das cores, sempre haverá variação de tonalidade e intensidade em relação às provas e o impresso final. Algumas gráficas possuem um sistema de prova de cores que aproxima em 95% as cores do impresso em relação às provas, mas o custo deste processo é relativamente alto para utilizar-se em impressos promocionais de baixa tiragem, para arquivos  de alta tiragem e desejar prova de cortes entrar em contato conosco para cotação será um teste de cortes para aprovação por isto não oferecemos a garantia de cores.

    Para melhorar a relação de cores entre o impresso final e a prova, o Corel Draw! possui um simples sistema interno de gerenciamento de cores. A correta configuração deste sistema trará um melhor controle nas cores de suas artes-finais e menos dores de cabeça na impressão de seus produtos.

    A configuração é simples:

    Abra o Corel Draw! e crie uma nova página em branco.
    Selecione no menu Ferramentas (Tools) , Gerenciamento de Cor [Color Management] selecione Configuração Padrão (Default Settings).

     Uma nova janela se abrirá, similar a imagem abaixo. Por favor colocar as opções conforme a mesma:

    Para padronizar o sistema de controle de cores das nossas impressoras, utilizamos a norma ISO 12647.4 Esta é uma norma internacional que utiliza os perfis de cores ISO Coated v2 (ECI) e o ISO Coated v2 300% (ECI). Mesmo com o uso destes padrões, não é possível garantir que as cores que aparecem em seu monitor ou em provas impressas em impressoras convencionais sejam as mesmas do impresso final. Para obter impressos com fidelidade de cor, é necessário que seja feito um orçamento específico, com provas e produção adequadas a esta solicitação.

    Para linha de produtos disponível em nossa loja virtual, não há garantia de fidelidade de cores em nenhuma hipótese.

    Caso utilize Ilustrator, observe a imagem abaixo:

    Ao utilizar cores chapadas na construção da arte, fique atento, pois dentro dos processos de impressão, seja de alta ou baixa tiragem, é considerado normal leves estrias nos impressos, o que não é caracterizado como defeito de impressão.

    Veja os exemplos abaixo, para entender melhor como será o resultado final.

    A Scan Revenda não garante fidelidade de cores em nenhuma hipótese. Os impressos poderão apresentar variação de intensidade e tonalidade das cores, em relação ao monitor ou à prova impressa, bem como em relação às reimpressões, ou seja, poderá ocorrer variação para mais claro ou escuro, mais amarelado ou avermelhado, mais azulado ou arroxeado e apresentar leve variação de tonalidade entre arquivos iguais ou similares porem enviados em dias diferentes ou tamanhos diferentes . Havendo necessidade de controle densitométrico em seus impressos [todos sempre com a mesma aproximação de cor], consulte o custo deste processo com nosso departamento comercial.

 

     Não nos responsabilizamos por arquivos enviados com os erros citados acima. Consulte os Termos de Garantia.

 

 

 

Fale conosco

Clique aqui para começar